segunda-feira, 7 de maio de 2012

Testemunho Vocacional no Dia do Bom Pastor

“Eu estou à porta e chamo: 
se alguém ouvir a minha voz e Me abrir a porta,
Eu entrarei em sua casa e cearei com ele”
(Apocalipse 3,20)
Neste dia do bom pastor consagrado às vocações queria deixar o meu testemunho vocacional, um testemunho de coração para coração! É urgente pensar na nossa vida na nossa vocação a Igreja precisa de Sacerdotes, missionários para a Sua igreja, para conduzir o seu rebanho até Deus, neste tempo de mudança, neste tempo de grandes dificuldades onde as pessoas precisam de alguém que as escute, que as ajude, anime com sua palavra amiga.          

O Senhor chama sempre por nós. Chama-nos através de sinais, de pessoas… Chama-nos à vida para que sejamos felizes. Acima de tudo, Deus chama-nos porque nos ama, porque apenas quer a nossa felicidade. Somos Seus filhos, somos fruto da Sua criação. Por isso é que Deus insiste tanto no chamamento que nos faz. Mas muitas vezes é difícil escutar o seu chamamento porque temos imensas preocupações, fazemos tanto barulho, estamos tão indisponíveis para Deus que não conseguimos escutar a Sua voz.

O Senhor bate à porta e chama. A nós basta apenas dar uma resposta e deixá-Lo entrar para permanecer na nossa vida. Esta porta de que se fala é a porta do nosso coração, que infelizmente não abrimos com muita facilidade. Somos criaturas difíceis de moldar.

É necessário fazer silêncio, muito silêncio, para que possamos escutar aquilo que o Pai tem para nos transmitir. E se conseguirmos fazer este silêncio e ouvir o que o Senhor nos quer dizer, a nossa caminhada pela vida será muito mais fácil de percorrer.

De facto, a nossa missão consiste em entregarmo-nos totalmente aos outros por Jesus Cristo, sem esperar algo em troca. O seminarista não está no seminário para ser feliz, mas para buscar a felicidade que é o próprio Jesus Cristo, para responder ao apelo que o Mestre lhe fez, para fazer um discernimento vocacional mais aprofundado, para vingar a semente do seu chamamento…

Na realidade, Deus está à porta e chama. Compete-nos a nós abrir-lhe ou não as portas do nosso coração. Seguir o Senhor não é uma missão fácil, mas é uma missão que vale a pena. A cada um de nós o Senhor chama para múltiplas missões: médicos, engenheiros, pais… A mim o Senhor chamou-me para caminhar em direcção ao sacerdócio. Chamou-me para O seguir e para transmitir a Sua palavra numa forma de evangelização.

Com o auxílio da Mãe do Céu, a Senhora da missão, escutemos pois, o caminho que O Senhor tem para cada um de nós. Sem dúvida que escutar não é uma missão fácil, mas é uma missão que vale a pena e que nos traz muita felicidade, porque saber escutar o que Senhor tem para nos dizer, é saber caminhar rumo à santidade a que todos, como filhos do mesmo Pai, somos chamados.

O saudoso e querido, Beato João Paulo II disse: “Não tenhais medo! Abri as portas ou, melhor, escancarai as portas a Cristo!”. A vós Jovens que me escutais deixo-vos e recordo-vos o salmo 94:  “hoje se escutardes a voz do Senhor”, por isso jovens:

Não fecheis o coração ao Senhor ele não tira nada, ele dá-nos tudo. A nossa vida com Cristo é um caminhar na luz rumo á felicidade, visto que um caminhar sem Cristo tudo é vazio, sem rumo, é um caminhar nas trevas

Que Cristo, o Bom pastor, nos mostre o caminho da verdade e da vida.
Seminarista José

1 comentário:

  1. Obrigado Daniel por colocares o testemunho que correrá mundo,olhares,pensamentos e quem sabe uma vocação ao lerem estas simples sinceras e humildes palavras.(José)

    ResponderEliminar